O conceito principal do franchising é a reprodução de um modelo de negócio de sucesso.
E é exatamente por deter esse know-how (conhecimento) que o franqueador cobra algumas taxas de seus franqueados, para que estes tenham acesso a toda informação estratégica da marca e possam chegar no mesmo sucesso das lojas próprias.
Logo no começo da formatação da franquia, quando são feitos os estudos do negócio, as taxas devem ser definidas nas condições que o modelo de negócio comporta.
Taxa de franquia: é paga pelo franqueado à franqueadora no ato da contratação, remunera a concessão do uso da marca, treinamentos e o suporte que será oferecido ao franqueado durante a implantação da franquia.
Todas as taxas inerentes ao sistema devem obrigatoriamente, constar na COF- circular de oferta de franquia- e contratos, além de uma boa avaliação da viabilidade e sustentabilidade financeira do negócio franqueado.
Uma rede de franquias saudável é aquela cujo franqueado e franqueadora estejam satisfeitos com os resultados financeiros. Assim, somente um bom plano de negócios pode determinar como e quanto é possível cobrar em taxas para cada etapa do franqueado.